Trabalha-se muito forte na eliminação dos desperdícios na empresa utilizando o trabalho em equipe através do “kaizen”, na redução do tempo de execução do processo e em inúmeras técnicas de gestão e redução de desperdícios.A metodologia aplicada ensina aos colaboradores a enxergar os desperdícios e ter um sentimento de “urgência” na eliminação dos mesmos.
Ao atendermos uma empresa cliente, deparamos com duas situações:
A necessidade de resolver um problema específico, seja de produtividade, qualidade ou desempenho de máquina.
A necessidade de mudar a sua cultura tradicional para uma cultura Lean, passando por uma transformação auto-sustentável física e cultural.
Para o primeiro caso, podemos utilizar a metodologia kaizen (que está descrita no item Treinamentos – Kaizen deste site) ou realizarmos um projeto pontual de curta duração (2 a 4 dias), encaminhando a solução do problema.
No segundo caso, realizamos um diagnóstico preliminar, fazemos em conjunto um mapeamento da cadeia de valor, analisamos o estado atual, as oportunidades de melhoria, os objetivos estratégicos da empresa e propomos um programa para atingirmos um estado futuro.
A metodologia, nesse caso, poderá ser a realização de vários projetos kaizen e treinamentos específicos das equipes, visando melhoria do fluxo de produção e logística, aumento da produtividade, melhoria da qualidade, Implantação do TPM (Manutenção Produtiva Total), de Kanban, que possibilitará a eliminação dos problemas apontados no diagnóstico.
Dependendo da complexidade dos problemas, do valor envolvido, da capabilidade dos processos, podemos recomendar o Lean Six Sigma, que é a associação da velocidade de realização do kaizen com o poder de fogo do Six Sigma.
São projetos mais longos que o kaizen (3 a 4 semanas não consecutivas de trabalho) em que utiliza-se as ferramentas do kaizen e de estatística, para analisar, propor melhorias e controlar os processos tratados.
Os resultados finais, tanto dos projetos kaizen como do Lean Six Sigma, são extraordinários, chegando a números que não só justificam como pagam várias vezes o investimento realizado.
Lembrando que a metodologia aplica-se tanto a processos de chão de fábrica como processos administrativos, abaixo apontamos alguns índices de melhoria alcançados em projetos realizados:
Aumento de produtividade = 20%
Redução de defeitos = 40%
Redução de área = 25%
Esses números, dependendo da natureza do projeto, podem ser muito maiores, onde já encontramos resultados práticos de aumento de produtividade da ordem de 170% em uma semana.
Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.
0
Classificação 0 / 0 votos
Deixe seu voto para nós